Telefonar grátis para telefones fixos de muitos países no mundo, e a baixo custo para outros e para telemóveis, utilizando o computador.

                  TEXTO ENVIADO POR
                           Luís Braz
Telefonar grátis para telefones fixos de muitos
países no mundo, e a baixo custo para outros e
para telemóveis, utilizando o computador.

Veja como

Meus amigos
Na sequência de uma observação feita no programa Longo Curso, pelo Carlos Marçal, decidi escrever as informações que se seguem, por julgar úteis para quem viaja, e que deseja como é normal, estar em amiúde contacto com a família ou amigos.
Hoje, já muitos de entre nós utilizam um computador, seja para jogos, seja para mapas, ou outras funções mais avançadas consoante o interesse e conhecimento do utilizador. Pois bem; porque não começar a tirar partido deste pequeno mas útil aparelho, cada vez mais usado e até, quem sabe, indispensável no futuro.
Trago aqui algumas dicas para poderdes usa-lo como meio de comunicação com a família ou amigos.
Quase todos os computadores portáteis já vêm equipados com duas tecnologias que são úteis, a saber: Wi-Fi e Bluetooth. O Bluetooth serve para ligar (sem fios) telemóveis etc. que podem transmitir (trocar) ficheiros entre si. Mas é sobre o Wi-Fi que vou falar de maneira simples e básica.
Wi-Fi é uma marca da Wi-Fi Alliance, que é utilizada por produtos certificados que pertencem à classe de dispositivos de rede local sem fios (WLAN) baseados no padrão IEEE 802.11. Por causa do relacionamento íntimo com o padrão do mesmo nome, o termo Wi-Fi é usado frequentemente como sinónimo para a tecnologia IEEE 802.11. O seu nome é uma abreviatura do termo inglês Wireless Fidelity, que significa Fidelidade Sem Fio.
Agora falo do complemento sem o qual o wi-fi não teria interesse: o Hotspot.
Um hotspot é qualquer local em que o acesso a uma rede Wi-Fi, tipicamente com acesso à Internet, é disponibilizado ao público. podemos encontrar hostpots em aeroportos, hotéis, shopping centers e outros locais em que pessoas de negócios se reúnem. Hostpots são considerados importantes ferramentas de produtividade virtual, para pessoas que viajam em negócio e outros usuários intensivos de serviços de Internet.
Em suma: o wi-fi e o hotspot, são dois emissor-receptor que se complementam e trocam informação entre si. Creio ter deixado aqui a ideia básica da função destas duas tecnologias.
Agora falo do VOIP; o que é o VOIP?
Vejamos:
A voz sobre Internet (Voice over Internet Protocol - VoIP) é uma tecnologia que permite ao utilizador estabelecer chamadas telefónicas através de uma rede de dados, convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais, posteriormente enviados através de uma ligação à Internet sob a forma de pacotes com endereço IP. Não sendo nova, esta tecnologia atinge agora um estado de maturidade e qualidade que permite a sua aplicação em ambientes de produção através da interligação com os sistemas telefónicos convencionais. De igual forma, a oferta de serviços e de operadoras tem vindo a crescer exponencialmente.

Agora é preciso utilizar esta tecnologia, aplicá-la, e tirar proveito dela através do nosso computador.
Em pesquisas que faço regularmente consultando preços e condições (já uso VOIP há cerca de cinco anos, incluindo o Skype que também é um VOIP), encontrei recentemente um novo no mercado que se chama Raider ( se forem pesquisar, aparecem muitos VOIP, seguido do nome do fornecedor, cheap, raider, stunt etc.) que me desconta cerca de seis cêntimos minuto para um telemóvel português, e chamadas grátis para telefones fixos de muitos países do mundo, exemplo: Brasil, América, Canada, China etc.
 Aconselho este:
Façam clique sobre o link e instalem, carrega inicialmente com cerca 13 dólares US. Ao instalarem, ponham em português, e aceitem a tradução do Google pois assim será mais fácil compreender a quem não domine a lingua inglesa.
Depois de instalado o VOIP Raider, e quando vocês virem nos cafés, nos centros routiers, nas áreas de serviço etc., a indicação de “wi-fi grátis” (free) ou hotspot a pagar (neste caso vejam os preços), ou o simbolo @, toca a utilizar o VOIP e desfrutar da comunicação.
Existem outras formas que se estão felizmente a generalizar (graças á concorrência).
Falo da minha experiência na Alemanha e Dinamarca:
Existem nos supermercados e nalgumas gasolineiras umas pen (dispositivo de ligação) de fornecedores de Internet móvel pré-paga, que mediante o tempo que estejam nestes países, valerá a pena. Dou um exemplo: a Vodafone alemã vende em alguns locais a dita pen por 30 euros e fornece 24 horas e 1 gigabit de ligação à Internet por cerca 4 euros (paga-se através de Visa). É um preço aceitável, tendo em conta que pouco menos que isso custa um café…!  Esta possibilidade existirá noutros países também; quem estiver interessado procure, e faça como eu, informe os colegas.
Resta acrescentar um pormenor: é-vos pedido o nome e endereço aquando da instalação do dispositivo, e não aceita endereço a não ser da Alemanha, mas… isso vocês arranjam através dos GPS… percebem? Não há mal nisso! (acho eu).
Termino, desejando e esperando que tenha sido útil nesta minha informação. Lembro que o dinheiro não dá felicidade… mas a falta dele também não! Por isso, “no poupar é que vai o ganho”.
Se mais algum esclarecimento desejarem sobre isto, ou recepção da RDP via SATÉLITE, ONDA CURTA, DRM, DAB, INTERNET etc. e eu saiba dar, escrevam-me, e eu, com a brevidade possível responderei; terei muito prazer nisso.
Boas viagens a todos os meus colegas.
Boa navegação a todos os marinheiros.
Felicidades para todos os que acompanham o Programa e o Blogue Longo Curso
Saudações AMIGAS de
Luis Braz

lbr@sapo.pt

NOTA: para os computadores que não disponham de wi-fi integrado, existe nos supermercados ou lojas da especialidade um dispositivo que se adapta através da entrada USB, e custa cerca 15 euros.
luis braz

Texto enviado por
luis braz

1 comentário:

  1. Bom dia Luis Braz, Obrigado pela informaccão do VOIPRAIDER, tenho estado a utilizar o Voipcheap ha muito tempo mas este tem melhores precos.

    Um abraco
    Heliodoro

    ResponderEliminar