ACIDENTE DE CAMIÃO COM MATÉRIAS PERIGOSAS

                    Noticiado em todos os órgãos de comunicação hoje na Alemanha
                                                     luis braz

Cerca das duas horas da manhã de hoje, um camião, por motivos indeterminados, fez uma travagem brusca à entrada de uma zona de obras na Auto-estrada A1 próximo de Bremen. Por este motivo, a carga constituída por jerricãs  com matérias perigosas, deslocou-se e rompeu a estrutura do camião espalhando-se pelo chão, derramando consequentemente o produto altamente contaminante. Por este motivo a Auto-estrada esteve fechada até meio da tarde de hoje. Disseram as autoridades que a carga não estava devidamente acondicionada. Os jerricãs (de plástico) estavam em paletes, involucrados com filme de plástico e sem cintas.

     Pergunto: porquê continuar a transportar este tipo de mercadorias em camiões de estrutura tão frágil? Mesmo que sejam seguros com cintas, os recipientes de plástico não têm consistência para se apertarem convenientemente. Este tipo de embalagem com produtos perigosos, devia ser unicamente transportado em veículos com estrutura sólida; isotérmicos, contentores, frigoríficos etc., mas nunca em veículos de lona.
 O ideal seria evitar ao máximo o transporte rodoviário deste tipo de produtos, privilegiando a via marítima e ou ferroviária, mas enquanto a hipocrisia continuar exigindo responsabilidades e trabalho em troca de nada… este tipo de acidente, irá continuar, trazendo prejuízos de toda a ordem para pessoas, natureza e bens!
texto enviado por luis braz

ENFRENTANDO O INVERNO


Dicas simples para enfrentar os problemas de viagem no inverno ou em caso de qualquer outra forma de bloqueio.
        


          No início do ano de 1976,a estrada nacional 620, entre o rio Pisuerga e Burgos em Espanha, esteve fechada ao trânsito durante três dias, devido a uma imprevista tempestade de neve  que chegou a atingir nalguns locais, mais de um metro de altura. Viveram-se situações aflitivas., em particular com automobilistas portugueses que regressavam aos seus países de trabalho.
     Aprendemos algo com a situação que ali vivemos.
     Temos assistido desde então, a situações mais ou menos semelhantes, em locais diferentes da Europa. Por isso, trazemo-vos hoje algumas regras simples, mas que podem minorar o sofrimento em caso de situações de bloqueio, seja meteorológico ou outro.
     As alterações climáticas, são infelizmente já uma realidade, e as tempestades acontecem  onde e quando menos se espera.

                                                        Algumas regras:

     Tragam sempre um quit de combate a essas situações: A saber: Algumas latas de conserva (eu sei que muitas pessoas não gostam, mas em caso de bloqueio duradouro onde o dinheiro não vale nada, essas conservas serão o melhor pitéu) um frasco com café solúvel (100gramas ou mais), açúcar, leite em pó, sopas rápidas, ás quais basta acrescentar agua, e que aportam pelo menos algum aconchego ao estômago. Uma bilha com agua potável, em local que não esteja sujeita a congelar. Uma cafeteira de ligar ao isqueiro para aquecer água; hoje existe no mercado uma grande variedade a 12 e 24 vóltios. Um fogareiro pequeno a gás, em local abrigado do gelo, mas não na cabina; pensem que em caso de embate ou acidente, pode romper e provocar incêndio com consequências dramáticas. Alguns destes objectos, servem também para os automobilistas que vão fazer longos percursos e atravessar zonas tradicionalmente críticas. Acrescento aqui em especial para estes, uma ou mais mantas de lã ou outro material idêntico.
            Atenção aos viadutos e pontes, que atravessam linhas de água, para não poluírem, estes  não são tratados contra o gelo.
             
     Nunca deixem baixar demasiado o nível de combustível dos depósitos dos veículos.
     Tenham á mão uma pá; que pode resolver situações pontuais em caso de gelo. (este objecto é obrigatório no equipamento ADR).
      Em caso de patinar, não forcem o acelerador, isso não adianta; procurem antes um pouco de areia ou gravilha, e na falta destas; podem utilizar neve fresca, que nalguns casos resolve problema.
        Não esqueçam de encher o depósito do limpa para – brisas com liquido anti gelo; tragam convosco algum suplente; nunca utilizem água, pois esta congela, pois no centro norte da Europa, as temperaturas são por vezes constantemente negativas no Inverno.
                         
      Oiçam a RDP Internacional.
      Antes de iniciarem viagem, consultem as informações meteorológicas e as informações de trânsito contidas neste Blogue.


A equipa do Longo Curso