A VIDA GELADA DO MARINHEIRO NO GOLFO DA FINLANDIA

 UMA INTERESSANTE DESCRIÇÂO SOBRE A DURA VIDA DE MARINHEIRO, DAS DIFICULDADES, DOS SISTEMAS DE AJUDA A BORDO, E EXTERIOR.

                          Golfo da Finlandia

                   PELO COMANDANTE ADELINO LARANJEIRA


 Com o gelo, muitas das practicas habituais de navegação são alteradas....

Essas informações chegam a bordo por Navtex-Sistema de Mensagens à navegação por telex - que as imprime mas também as envia para as cartas electronicas de navegação...onde aparece um alerta....e de onde também podem ser lidas e impressas..
 
As bóias podem ser removidas ou arrastadas pelo gelo ou cobertos pela neve...Os farois podem avariar...
 
Os esquemas de separação de tráfego são suspensos...
Acima citei algumas mensagens recebidas pelo sistema Navtex - Sistema de mensagens à navegação por telex.
 
Temos a bordo outros meios de comunicação, são dois telexes por satelite que podem transformar as nossas mensagens em telex para Telex, fax ou e-mail no destinatário. Temos Um fax e um telefone por satélite, E-mail por satélite, E-mail via telemóvel GSM, 2 telemóveis GSM, Radio Telefonia em Onda Curta e Onda Média, e dois VHF's....
 
Há também um equipmanto mais recente, desde 2003, chamado o AIS - Authomatic Identification System - Sistema de Identificação Automático que pode enviar e receber mensagens escritas.
 
As cartas de gelo são construidas por observação por satélite e também informação dos quebra gelos...
O regime de ventos também tem influencia pois um vento de oeste torna o gelo mais compacto no interior do Golfo da Finlandia, um vento de leste alivia a situação pois o gelo deriva para o baltico... Se o vento for de norte há gelo mais compacto na Costa da Estonia e com vento de sul o gelo acumula na costa da Finlandia...
 
Com base nestas informaçoes as autoridades emitem um conjunto de pontos com as coordenadas em latitude e Longitude e assim construimos a nossa rota no gelo, onde se espera seaja mais facil prosseguir viagem...e por onde andam os quebra-gelo...
 
Esses pontos chegam-nos precisamente pelo AIS e podem ser lidos no pequeno ecrã do AIS ou nas cartas de navegação electronicas....

  Ainda sobre o gelo no Golfo da Finlandia deixem-me acrescentar que cada navio é assistido pelos quebra-gelo do país do Porto de destino. Estonia, Russia ou Finlandia....
 
No Golfo da Finlandia há um Sistema de Controlo de Tráfego gerido pelos estados ribeirinho: Estonia, Russia ou Finlandia....
 
Se um Quebra-Gelo de um país tiver de entrar na zona de Controlo de outro, é fácil, pois basta um contacto em VHF para anunciar a sua entrada na área....
 
Esta situação é muito melhor do que a existente até 1991, antes da implosão da União Soviética, em que, ao tempo, a assistencia era prestada de acordo com as águas territoriais, o que levava a que a maioria dos navios procurassem estar o mais possivel em águas Finlandesas pois considerava-se que a asssitencia Finlandesa era mais eficiente do que a Soviética . . . .
 
Aproveito para juntar mais umas fotos e uma delas é muito especial: é do Quebra-Gelo Russo "Kapitan Sorokin",
 um dos maiores do mundo, com 141 metros de comprimento, 30,5 metros de boca (largura) e os seus 16,2 Megawatts = 16 200 kilowatts = +/- 21.700 Cavalos de potencia de máquina, que opera na parte leste do Golfo da Finlandia escoltando comboios de navios de e para S. Petersburgo.....





Adelino Laranjeira
Cte navio "Georg Essberger"







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