Alferrarede

          Encontro de gerações, de profissionais do volante


conversando

Salão Quinta d"Oliveira
    Realizou-se no passado sábado 28 de Dezembro em Alferrarede Abrantes, um encontro de gerações de profissionais do volante. Foi um encontro e reencontro, porque compareceram colegas novos, mas também velhos colegas de estrada dos primórdios dos transportes internacionais rodoviários.
     Foi, pensamos nós, o inicio de encontros que poderão seguir-se em ritmo pelo menos anual.

      Desde a minha vida de camionista, (1970) que não via uma concentração voluntária de colegas da roda tão numerosa, cerca de 300 pessoas estiveram neste encontro; apraz-me dizer: formidável!
    Quero aqui deixar o meu OBRIGADO ao entusiasta organizador deste evento, o nosso estimado colega Carlos Garces (júnior).
    Quero aqui  manifestar a minha admiração e agradecimento a dois elementos que não sendo camionistas, têm tido um papel fantástico na divulgação, apoio, promoção e dignificação da nossa classe profissional, através de encontros e através dos seus Facebook; falo naturalmente dos nossos amigos Carlos Mateus industrial de turismo, e Fábio Santos militar de carreira; são dois entusiastas dos camiões, que têm arrastado com eles através da Internet, muitos seguidores. Em nome desta classe profissional, digo: OBRIGADO amigos Carlos e Fábio. Bem-haja.
  Estamos a elaborar um vídeo com as imagens recolhidas no evento, que depois, e se aprovado publicaremos no nosso blogue.
   Deixo-vos entretanto algumas fotos do evento, feitas por André Laureano, Fábio Santos, Jorge Menúria e Luis Braz

panorâmica do ambiente
Um grupo da "velha guarda" da TNC
Cinco colegas da "média" geração
     Enfim! Foi um dia de emoções.
     Foram apresentados, os 8 vídeos "Estrada Fora",  e no salão surgiram palmas para alguns figurantes dos vídeos, que passados mais de 20 anos ali estavam presentes.

        A todos que encontrei, a todos que reencontrei, as minhas saudações de AMIZADE e votos de um Ano 2014 próspero, saudável e feliz.
        Luís Braz

  Uma História Fantástica e Simples

Por vezes, bens materiais não fazem o "milagre" de uma palavra amiga, ainda que fantasiada! Nesta história que encontrei por aí e ilustrei, vemos alguém que fantasiava histórias, para aliviar assim, o sofrimento do seu companheiro de infortúnio!


    Esta a história que o Blogue Longo Curso Estrada Fora   vos deixa para este Natal 2013

Motorista, sofre!

Fale aí com os médicos ou enfermeiros para o deixar ir descarregar o camião, e depois volta para o hospital.

(pedido ou ordem feito pelo/a responsável de uma empresa)




Transportes de temperatura controlada
Transportes frigoríficos

QUE TRISTEZA!

      Há cerca de duas semanas, um colega nosso e meu amigo, foi acometido duma doença súbita, que quase o impedia de levar o trajecto até ao fim. Estava entre Paris e Bordéus quando isso aconteceu. O destino da mercadoria (de temperatura controlada), era Toulouse. Como dedicado, preocupado e responsável trabalhador que é e sempre foi, lá conseguiu levar o camião, com imenso esforço e sofrimento até ao Centro Routier de Toulouse, onde teve que chamar de urgência os bombeiros para que o levassem ao hospital, tendo sido quase de imediato submetido a uma cirurgia.
    Momentos antes da intervenção médica, o nosso colega ainda conseguiu informar o responsável da empresa em Portugal, do que estava a acontecer, e para que fossem tomadas providencias quanto á descarga da mercadoria que estava no camião. Pasmem meus senhores, qual o pedido (ou ordem) que foi feito do outro lado da linha: Fale aí com os médicos ou enfermeiros, para o deixar ir descarregar o camião e depois volta para o hospital.

Francamente!!

  Deixo a vocês os comentários que quiserem.

  Luís Braz



ESTRADA FORA


Apresento-vos mais um vídeo da série "Estrada Fora" assim e por agora, fica completa a serie disponível do Youtube. Vejam, descarreguem e guardem como recordação. Divulguem também, pois existe alguém da vossa família camionista que encontra alguém nestas imagens antigas.

RECORDAÇÕES HUNGAROCAMION

                                                                        RECORDAÇÕES

Fotoshow da Hungarocamion. Uma das empresas estatais da "cortina de ferro". Estive pela primeira vez nas instalações desta empresa em 1976, onde era obrigado a desalfandegar a mercadoria que levava de Portugal (peles de cabra secas carregadas no Catojal Loures). 
   Estes camiões ligavam a Europa até á India, passando por estradas como as que existiam nas montanhas da Turkia etc. Souberam guardar um precioso espólio foto-documental. 
   Quero dizer aqui que se temos este documentário hoje, é graças ao regime "liberal" da Hungria dentro da chamada "cortina de ferro", onde, ao contrario dos outros membros do pacto de Varsóvia, se podia tirar fotografias. Em 1976, tentei tirar uma foto na antiga DDR em Leipzig, e ia sendo preso por isso!
   Tivemos uma das maiores empresas de transportes públicos de mercadorias do mundo, a "Bulgaria Autotansport" (anos 70-80) de que não aparecenenhum documentário,  Ali na Bulgária não se podia usar máquina fotográfica. Alguns motoristas foram proibidos de entrar em alguns países da Europa da altura, porque eram espiões industriais, e não só. Estes camiões iam da Europa até aos confins da Ásia.
   Frota de Mercedes, que depois do desmoronamento do regime comunista, foi adquirida pelo Willi Betz.
REESTRUTURAÇÃO DO LONGO CURSO



Luis Braz

     A partir de agora, assumo aqui o controle e movimento do Blogue Longo Curso. Farei e darei atenção e visibilidade a noticias sobre a nossa profissão, dando sempre prioridade a notícias próprias e ou enviadas pelos meus colegas. (embora aposentado), farei e darei eco de assuntos que afectem ou melhorem a nossa classe. Trarei aqui também histórias, filmes e fotos antigas, que relembrem a vida do motorista de outrora.

     Aceito noticias, histórias, fotos ou vídeos que sejam do interesse da nossa classe. Podem ser enviados para: programalongocurso@gmail.com Sejam ou não publicados, darei resposta sempre com a brevidade possível.

     Espero o vosso apoio, compreensão e crítica para que eu possa fazer deste espaço na Internet, um cantinho que prenda o vosso interesse.
     Saudações amigas
     Luís Braz

Atenção se viajar pela Alemanha

 
 
 

Estimados colegas camionistas.

Quero deixar-vos aqui uma advertência no que respeita ao transporte de amigos ou familiares nos camiões que conduzis.

 
      Tenham em conta que a lotação da cabine do camião, é de dois lugares.
      Agora vêm aí as férias de escola e há a vontade de levar os filhotes e a esposa a dar uma volta de camião até lá ao centro da Europa; isso era dantes, agora isso já não é possível, sob pena de ver a família apeada num eventual controle de polícia e arcar com todas as despesas de repatriamento!
      Podem levar, mas só um passageiro; neste caso aconselho-vos a obter um seguro de viagem para o mesmo e uma autorização do proprietário do camião, mas atenção; neste caso não podeis transportar produtos ADR, a menos que o passageiro/a tenha também formação neste domínio e haja dois kit ADR a bordo.
     Estas regras são Europeias, mas a polícia alemã está a aplica-las com rigor.
     Tenham isto em consideração e divulguem, para que não aconteçam surpresas!
     Abraço
lbr

    Mensagem enviada para o LC por
Luís Braz
4000 euros mensais para um camionista na Alemanha... seria bom se fosse verdade!


Estas notícias quando escutadas no contesto atual, podem criar espectativas ilusórias que depois naturalmente  terminam no desengano!
Colegas tenham muito cuidado, pois para trabalhar na nossa profissão não é fácil, e na Alemanha é muito menos! É necessário dominar o idioma e é necessário ter todas as formações inerentes á profissão.





Foi noticiado no "jornal das comunidades" da RDP Internacional, a oferta de salário de 4000 euros mensais para camionistas na Alemanha; isto é noticiar falsamente! Um bom salário de camionista na Alemanha, não ultrapassa os 2000 euros... e tem que ter todas as formações inerentes (ADR, CAM, Etc.), para além de dominar o idioma. Cuidado com estas noticias!
                      Sei do que falo!
                                             lbr
       Texto e imagem enviado por Luís Braz