RECORDAÇÕES HUNGAROCAMION

                                                                        RECORDAÇÕES

Fotoshow da Hungarocamion. Uma das empresas estatais da "cortina de ferro". Estive pela primeira vez nas instalações desta empresa em 1976, onde era obrigado a desalfandegar a mercadoria que levava de Portugal (peles de cabra secas carregadas no Catojal Loures). 
   Estes camiões ligavam a Europa até á India, passando por estradas como as que existiam nas montanhas da Turkia etc. Souberam guardar um precioso espólio foto-documental. 
   Quero dizer aqui que se temos este documentário hoje, é graças ao regime "liberal" da Hungria dentro da chamada "cortina de ferro", onde, ao contrario dos outros membros do pacto de Varsóvia, se podia tirar fotografias. Em 1976, tentei tirar uma foto na antiga DDR em Leipzig, e ia sendo preso por isso!
   Tivemos uma das maiores empresas de transportes públicos de mercadorias do mundo, a "Bulgaria Autotansport" (anos 70-80) de que não aparecenenhum documentário,  Ali na Bulgária não se podia usar máquina fotográfica. Alguns motoristas foram proibidos de entrar em alguns países da Europa da altura, porque eram espiões industriais, e não só. Estes camiões iam da Europa até aos confins da Ásia.
   Frota de Mercedes, que depois do desmoronamento do regime comunista, foi adquirida pelo Willi Betz.

Sem comentários:

Enviar um comentário