Os camiões e a sinistralidade rodoviária

                Os camiões e a sinistralidade rodoviária

 
 
 
 
     Quando um veículo industrial (camião) é envolvido num acidente, arrastando outros veículos ou não, pouco ou nada se averigua das causas primeiras que deram origem aos mesmos.
     Muitos desses aparatosos e nefastos acidentes, são causados devido à pressão psicológica negativa a que esses imprescindíveis profissionais são submetidos!
     Na ilustração em vídeo https://youtu.be/BESm9jwd0q0 da entrevista que acompanha este artigo, encontramos uma ínfima parte, da realidade que está por detrás de motoristas de muitas empresas de camionagem!
     Está mais que na hora de se fazer algo, para assim prevenir desgraças que podem ser causadas por situações que são descritas na entrevista.
      Práticas fraudulentas utilizadas, tais como a utilização de ímanes (material ferromagnético) para traficar o sistema de controlo (tacógrafo ou caixa negra), fazendo assim trabalho extra sem ser registado, utilizar discos com nomes fictícios, cartões de condutor de mecânicos ou outro pessoal não afecto à profissão, ou até cartões falsificados. Muitos patrões "obrigam" os seus motoristas a estas e outras práticas ilegais!
     Não é difícil detetar estas situações, se as autoridades quiserem meter mãos à obra, infiltrando-se no esquema, tal como o fazem com outros tipos de crime, tendo em conta que estes crimes, prejudicam muito mais gente, desde a concorrência desleal e selvagem para com aqueles que cumprem ou tentam cumprir, até aos graves acidentes provocados!
     Uma outra situação que provoca um tremendo desgaste psicológico nos camionistas, é o tempo de espera, impaciência, e desrespeito para com eles, nos armazéns (Base) de certas grandes e medias superfícies comerciais. O camionista quando entrega produtos nesses armazéns, parece estar a dever um grande favor, sendo tratado por vezes a baixo de cão (que me perdoem os animaizinhos).
Aí, é obrigado ele mesmo a descarregar a mercadoria, sendo-lhe imputada toda a responsabilidade por eventuais danos provocados na mercadoria ou nos utensílios de descarga; porta-paletes, paletes etc. etc. Depois,  para ser conferida a mercadoria e tudo o resto, vai esperar novamente pelo eventual mau humor do funcionário, e do patrão ou do cliente seguinte que xingam e reclamam do atraso!
   
     Depois de tudo isto que descrevi, como achais que se encontra o estado de animo dum profissional do volante que afinal é um escravo faz-tudo?! Em que condições psíquicas vai ele conduzir um veículo de 17 ou mais metros e 44  ou mais toneladas?!
 
     Sabíeis disto? Pois é; compramos produtos por vezes em promoção ou muito baratos, mas quem pagou parte desse baixo custo foi o camionista com o seu corpo que em vez de repousar os teve de descarregar e arrumar!
    
      Pode um condutor cansado e stressado ter condições psíquicas para seguir com o camião?
      Não, mas é obrigado a isso, porque ninguém o compreende nem o defende.
      Lembremos-nos que tudo o que consumimos, é transportado num camião, por isso devemos imenso respeito a estes imprescindíveis profissionais.

                          Luís Braz


 

1 comentário:

  1. Uma realidade (infeliz) :(

    É assim em muitas empresas que tenho visto aqui em Portugal

    ResponderEliminar