ENFRENTANDO O INVERNO


Dicas simples para enfrentar os problemas de viagem no inverno ou em caso de qualquer outra forma de bloqueio.
        


          No início do ano de 1976,a estrada nacional 620, entre o rio Pisuerga e Burgos em Espanha, esteve fechada ao trânsito durante três dias, devido a uma imprevista tempestade de neve  que chegou a atingir nalguns locais, mais de um metro de altura. Viveram-se situações aflitivas., em particular com automobilistas portugueses que regressavam aos seus países de trabalho.
     Aprendemos algo com a situação que ali vivemos.
     Temos assistido desde então, a situações mais ou menos semelhantes, em locais diferentes da Europa. Por isso, trazemo-vos hoje algumas regras simples, mas que podem minorar o sofrimento em caso de situações de bloqueio, seja meteorológico ou outro.
     As alterações climáticas, são infelizmente já uma realidade, e as tempestades acontecem  onde e quando menos se espera.

                                                        Algumas regras:

     Tragam sempre um quit de combate a essas situações: A saber: Algumas latas de conserva (eu sei que muitas pessoas não gostam, mas em caso de bloqueio duradouro onde o dinheiro não vale nada, essas conservas serão o melhor pitéu) um frasco com café solúvel (100gramas ou mais), açúcar, leite em pó, sopas rápidas, ás quais basta acrescentar agua, e que aportam pelo menos algum aconchego ao estômago. Uma bilha com agua potável, em local que não esteja sujeita a congelar. Uma cafeteira de ligar ao isqueiro para aquecer água; hoje existe no mercado uma grande variedade a 12 e 24 vóltios. Um fogareiro pequeno a gás, em local abrigado do gelo, mas não na cabina; pensem que em caso de embate ou acidente, pode romper e provocar incêndio com consequências dramáticas. Alguns destes objectos, servem também para os automobilistas que vão fazer longos percursos e atravessar zonas tradicionalmente críticas. Acrescento aqui em especial para estes, uma ou mais mantas de lã ou outro material idêntico.
            Atenção aos viadutos e pontes, que atravessam linhas de água, para não poluírem, estes  não são tratados contra o gelo.
             
     Nunca deixem baixar demasiado o nível de combustível dos depósitos dos veículos.
     Tenham á mão uma pá; que pode resolver situações pontuais em caso de gelo. (este objecto é obrigatório no equipamento ADR).
      Em caso de patinar, não forcem o acelerador, isso não adianta; procurem antes um pouco de areia ou gravilha, e na falta destas; podem utilizar neve fresca, que nalguns casos resolve problema.
        Não esqueçam de encher o depósito do limpa para – brisas com liquido anti gelo; tragam convosco algum suplente; nunca utilizem água, pois esta congela, pois no centro norte da Europa, as temperaturas são por vezes constantemente negativas no Inverno.
                         
      Oiçam a RDP Internacional.
      Antes de iniciarem viagem, consultem as informações meteorológicas e as informações de trânsito contidas neste Blogue.


A equipa do Longo Curso

1 comentário:

  1. Ideias básicas mas muito válidas que por vezes esqueçemos pela força do hábito. Pena que nem todos tenham acesso. Bom trabalho, continuem.
    Assinado : José Manuel Ferreira, Soure (zemanel_f@hotmail.com)

    ResponderEliminar